Microservices

A definição mais simplória de microservices seria a de uma abordagem para desenvolvimento de aplicações compostas por uma série de pequenos serviços. Ao pensar rapidamente sobre essa descrição, a arquitetura SOA ressurge na mente como uma arquitetura intimamente ligada a abordagem de microservices. De fato, microservices é uma evolução do pensamento orientado a serviço tradicional…

Modelagem ágil com AMDD

A revista Engenharia de Software magazine deste mês traz um artigo meu sobre agilidade na modelagem arquitetural. A AMDD pode desempenhar um papel fundamental para melhorar o cenário atual de produtividade no desenvolvimento e na manutenção do software. Esse artigo é útil, uma vez que a AMDD possibilita, durante a implementação do software, além de…

Arquitetura de software com tempo de expiração e modularidade

Provavelmente você já deve ter ouvido muitas vezes que a solução para algum sistema, cuja manutenção tenha se tornado um grande problema, é jogar toda a base de código no lixo e reescrever tudo de novo, repensando e reformulando sua arquitetura. Martin Fowler escreveu recentemente sobre isso em seu blog, num post intitulado “Sacrificial Architecture”…

Kata e TDD: um exemplo prático

Nas artes marciais, um kata é um conjunto preciso de movimentos que simula um lado de um combate. O bjetivo de um kata é atingir a perfeição, é treinar a mente e o corpo para agir em uma situação real particular, de forma que os movimentos perfeitos se tornem automáticos e esteja a disposição quando…

Conciliando arquitetura com agilidade

Arquitetura de Software A arquitetura de software é uma subárea da engenharia de software, é uma ponte entre os requisitos e o código (implementação). Quando a arquitetura de software é bem implementada, o resultado é um software que satisfaz as principais exigências do projeto, tais como desempenho, confiabilidade, portabilidade, etc. É a arquitetura de software…