Medir a qualidade de um projeto de software é algo complexo e envolve muitos indicadores, além disso, qualidade é muito relativa e depende do ponto de vista do observador. Um gerente financeiro pode observar a qualidade pela economia proporcionada pelo software. O usuário observa se o software atende aos requisitos funcionais, o número de falhas, erros e se o software é fácil de usar. Já um desenvolvedor vê a qualidade pelo código, se é fácil de manter, se usa design patterns e se está livre de gambiarras e remendos. Há outros indicadores para qualidade e dependem do que é esperado do software, indicadores de desempenho e segurança, por exemplo.
Manutenibilidade
A manutenibilidade se refere à facilidade, precisão, segurança e economia na execução de ações de manutenção no software. Para se atingir um nível de manutenibilidade bom, o software precisa seguir padrões de desenvolvimento, precisa ter um código com qualidade.
A qualidade no código pode ser observada por meio de vários eixos: arquitetura, duplicações de código, complexidade, regras de codificação, comentários, entre outros. Em uma equipe com muitos desenvolvedores, vários commits diários, como garantir essa qualidade de código? Como monitorar todo o código em busca de más práticas de desenvolvimento? Existem ferramentas que analisam e verificam o código e fornecem muitas informações sobre o mesmo. Uma delas é o Sonar. A figura 1 ilustra os 7 eixos de qualidade de código observados pelo Sonar.

Sonar
O Sonar é uma ferramenta de medição de qualidade de código, ele fornece vários indicadores sobre o código de um projeto, tais como numero de linhas de código, complexidade dos métodos e classes, duplicações de código, informações sobre comentários, informações sobre testes unitários e a conformidade com várias regras de codificação.
Instalação do Sonar
A instalação do Sonar é bastante simples, é uma aplicação web. Basta fazer o deploy do arquivo sonar.war em um container J2EE como o Tomcat, por exemplo. Ao fazer o deploy o Sonar está instalado e pronto para uso.
Análise de fontes
Para enviar seus fontes para o Sonar analisar, utilize o Maven. Configure um profile (MAVEN_HOME/conf/settings.xml) no Maven como o seguinte:
<profile> <id>sonar</id> <activation> <activeByDefault>true</activeByDefault> </activation> <properties> <sonar.host.url>http://localhost:8080/sonar</sonar.host.url> </properties> </profile>
Agora é só ir até o diretório do seu projeto pela linha de comando e executar o comando mvn sonar:sonar. O Maven fará o download dos plugins necessários para a execução do Sonar e os fontes do seu projeto serão enviados para o Sonar configurado no profile do Maven. Após o envio e a análise dos fontes, acesse o Sonar (http://localhost:8080/sonar) e veja as métricas do seu projeto que acabou de ser analisado. A figura 2 é um exemplo de uma dashboard de um projeto no Sonar.

É interessante executar a verificação a cada versão do software, assim fica fácil acompanhar a evolução dos fontes e melhorar o código gradualmente.
1 Reply to “Analisando a qualidade do código com o Sonar”