Sonar Java: avaliando o código por meio de métricas

A edição de setembro de 2014 da Java Magazine trás um artigo meu sobre métricas de qualidade de software e como o a ferramenta Sonar auxilia no gerenciamento e controle do código de um projeto.

O artigo apresenta o Sonar e os conceitos utilizados pelo mesmo para o monitoramento da qualidade de código. Acompanhar a evolução das métricas de software permite entender o estado atual do software, levando em consideração a sua arquitetura, as duplicações de código no projeto, a cobertura de testes unitários, a complexidade do código e as regras de codificação.

Todos estes aspectos de um projeto de software têm suas métricas específicas, e elas serão abordadas neste artigo. Além disso, conceitos importantes da disciplina de qualidade de software, como débito técnico, também serão apresentados. Será discutido ainda a importância e os benefícios do monitoramento da qualidade de código durante o ciclo de vida de um software.

A análise das métricas de qualidade é necessária para assegurar que o código se mantenha aderente à sua arquitetura em toda a fase de desenvolvimento, reduzindo o esforço e o custo em alterações e manutenções, além de ser um fator motivador, ao permitir que o desenvolvedor esteja inserido em um ambiente que presa pelo alto padrão técnico.

Sonar Java: avaliando o código por meio de métricas
Revista Java Magazine, Setembro de 2014, edição 131

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *