Estratégia Organizacional
O objetivo de uma organização é sobreviver e para sobreviver ela precisa de uma estratégia. Estratégia compreende aspectos que se relacionam com o comportamento global da organização, o comportamento da organização no ambiente em que ela opera e o futuro da organização.
Segundo Luecke (2009, p. 12):
Estratégia é um plano que objetiva dar à empresa uma vantagem competitiva sobre os rivais por meio da diferenciação. Estratégia é entender o que você faz, o que quer se tornar e – mais importante – focalizar como fazer para chegar lá. Da mesma forma, trata do que você não faz; delimita as fronteiras em torno do alcance das intenções de uma empresa. Uma estratégia sólida, implementada com habilidade, identifica as metas e a direção necessárias para que os gerentes e funcionários de todos os níveis definam seu trabalho e tornem a organização bem-sucedida. Uma organização sem estratégia clara, por sua vez, fica sem leme. Ela se agita, lançando-se em uma ou outra direção de acordo com as oportunidades, mas nunca chega a um ótimo negócio.
A estratégia é um plano que visa fornecer uma vantagem competitiva à empresa por meio de objetivos de longo prazo, entretanto, o plano por si só não pode fazer nada pela organização. Um ótimo plano pode falhar caso não seja bem implementado. A estratégia refere-se a fazer as coisas certas enquanto que a implementação refere-se a fazer certo as coisas (LUECKE, 2009).
Uma estratégia organizacional é formulada por meio da análise do ambiente e da avaliação dos recursos da organização e leva em conta aspectos como a visão e a missão da organização.
Tecnologia da Informação
A definição de Tecnologia da Informação (TI) mais usual é a de que TI é o conjunto de ferramentas, processos e recursos computacionais que permitem armazenar, processar e gerenciar informações.
Entretanto, há um equívoco nesta definição. Ao pensarmos em tecnologia, pensamos em aparelhos eletrônicos de última geração com alto poder de processamento e armazenamento, mas tecnologia é um termo bastante amplo que não pode ser resumido a aparelhos eletrônicos.
“Technology is application of knowledge to the practical aims of human life or to changing and manipulating the human environment. Technology includes the use of materials, tools, techniques, and sources of power to make life easier or more pleasant and work more productive. Whereas science is concerned with how and why things happen, technology focuses on making things happen (CANTECH LETTER)”.
Sendo assim, TI está presente em todas as organizações, independente dos recursos computacionais que a mesma dispõe, pois, de acordo com a definição de tecnologia, um simples caderno de anotações com informações de vendas e clientes é TI.
É importante entender a amplitude do conceito de tecnologia da informação para não ficarmos presos a idéia de que TI se resume a servidores parrudos, sistemas distribuídos complexos e hardware com alto poder de processamento e armazenamento. É inegável a importância do hardware e software avançados quando lidamos com grandes quantidades de informação, mas é importante entender também que todos os métodos, processos e ferramentas que lidam com informação são TI, desde um caderno com os dados dos clientes até um banco de dados com milhares de registros de clientes.
Esses conceitos são importantes para não cairmos em tentação ao lermos jargões do tipo “alavanque seus negócios com TI”. Não é a TI que vai alavancar os negócios, mas sim a melhoria dos processos, práticas e ferramentas utilizadas, pois a TI desde sempre está presente na organização.
Importância da TI para a Estratégia Organizacional
A TI possui um papel muito importante na implementação da estratégia organizacional. A estratégia visa fornecer uma vantagem competitiva para a empresa e essa vantagem competitiva pode ser alcançada pelo uso da TI.
Uma organização pode se tornar mais competitiva pela redução de custos, agilidade na tomada de decisões e aumento de produtividade. Todos estes aspectos podem ser suportados pela TI que pode sustentar a vantagem competitiva da organização por meio de sistemas de informação (ERP – Enterprise Resource Planning, SCM – Supply Chain Management, CRM – Customer Relationship Management, DW – Data Warehouse e BI – Business Intelligence), processos e recursos humanos.
Para uma estratégia ser implementada de forma bem-sucedida é preciso que a TI esteja alinhada a estratégia. Alinhar TI e negócio tornou-se um mantra pregado por consultores mundo a fora, mas o que é afinal alinhar TI e negócio ou TI e estratégia?
Tecnologia da Informação é muito abrangente, não se restringe a sistemas de informação, há também os processos, as pessoas. Não adianta ter um ERP de milhões de dólares quando as pessoas responsáveis por sua implantação e operação não entendem o resultado almejado, a visão ou a missão da organização. TI alinhada a estratégia é quando as pessoas entendem e enxergam a organização como um todo, entendem que o seu trabalho é uma parte de um todo que vai impactar nos resultados da organização, entendem se o trabalho que estão realizando é relevante ou não para atingir as metas, a missão e a visão da organização. TI alinhada a estratégia são os processos sendo otimizados constantemente por meio da TI para que a organização mantenha sua vantagem competitiva. TI alinhada a estratégia é usar os recursos computacionais corretos para solucionar problemas que impeçam a organização de manter a vantagem competitiva ou de atingir seus objetivos.
Conclusão
Uma organização precisa ter uma estratégia muito boa para sobreviver e ter uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, mas além de ter uma boa estratégia é preciso que ela seja bem implementada para que a organização seja bem-sucedida. TI é fundamental para suportar a vantagem competitiva por meio de recursos computacionais, processos e pessoas, mas é preciso que esteja alinhada ao negócio, ou seja, que esteja de acordo com a missão, a visão e os objetivos da organização, é preciso que os resultados de TI tenham sentido e impactem positivamente os resultados da organização.
Para TI ter resultados que impactem positivamente o resultado da organização é preciso ter pessoas de TI que entendam e enxerguem a organização como um todo e que o seu trabalho é parte de um todo que vai impactar o resultado da empresa, além disso, essas mesmas pessoas precisam otimizar os processos de TI constantemente para que a vantagem competitiva seja mantida e, mais importante, que as soluções de software utilizadas sejam as corretas, pois, algumas vezes, por exemplo, uma planilha em Excel pode trazer mais valor que um sistema computacional complexo de alto custo.
Referências
LUECKE, Richard. Estratégia. 2. ed. São Paulo: Record, 2009.
CANTECH LETTER. What is technology? Disponível em: http://www.cantechletter.com/2013/01/what-is-technology0103/. Publicado em 4 jan. 2013. Acesso em 16 abr. 2013.
MELO, Daniel Reis Armond de. A importância da tecnologia da informação nas estratégias das organizações contemporâneas: breve revisão de literatura. V CONVIBRA, 2008.
1 Reply to “Importância da TI para a Estratégia Organizacional”