Entendendo web services em Java (JAX-WS e JAX-RS)

Ao aprender sobre web services de forma mais abrangente e detalhada, especialmente em Java, logo no início percebemos certa complexidade. O conceito de web service é simples, mas essa complexidade existe devido a quantidade de siglas e acrônimos para designar o emaranhado de tecnologias que compõem o universo dos web services em Java. Vejamos a seguir o significado das duas APIs mais importantes relacionadas a web services em Java.

JAX-WS (Java API for XML Web Services) – é um conjunto de APIs para criar web services em XML (SOAP). JAX-WS fornece uma série de anotações que facilitam o desenvolvimento e o deploy tanto de clientes de web services quanto de servidores (endpoints). A especificação JAX-WS pode ser conferida em jcp.org. Um exemplo de implementação com JAX-WS pode ser conferida no post Criando um web service e um cliente com JAX-WS.

JAX-RS (Java API for RESTful Web Services) – é um conjunto de APIs para criar web services seguindo a arquitetura REST. O post REST, JAX-RS, RESTeasy e integração explica mais detalhes dessa API.

Além de JAX-RW e JAX-RS, existem muitos outros termos, frameworks, implementações e conceitos relacionados à web services em Java, mas a maioria estará de alguma forma envolvido com JAX-RS e JAX-RS.

1 Reply to “Entendendo web services em Java (JAX-WS e JAX-RS)”

  1. Bacana o seu artigo Gabriel! Se me permite uma correção, no último paragrafo, creio que quis dizer JAX-WS ao escrever JAX-RW. No fim do mesmo paragrafo, JAX-RS está repetido (provavelmente a ideia é que um dos termos fosse JAX-WS. Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *